Nordestina, localizada na região sisaleira da Bahia, está entre as 100 cidades brasileiras com pior desempenho em eficiência dos investimentos em educação, conforme o Ranking de Eficiência dos Municípios (REM) elaborado pela Folha de S.Paulo e Datafolha. No total de 5.276 municípios avaliados, Nordestina ocupa a 5.225ª posição, indicando sérias dificuldades na gestão dos recursos destinados à educação.

De acordo com os dados do REM, a situação educacional em Nordestina apresenta índices preocupantes: apenas 63,21% das crianças de 4 e 5 anos estão na escola, e apenas 23,03% das crianças de 0 a 3 anos frequentam creches.

Outras cidades baianas enfrentam desafios semelhantes, como São José da Vitória, Itapitanga, Ibipeba, Mansidão e Santa Luzia. Por outro lado, municípios como Banzaê e Barro Preto se destacam positivamente, figurando entre as 100 cidades mais eficientes em termos de investimento educacional.

SOBRE O RANKING DE EFICIÊNCIA DOS MUNICÍPIOS

Ferramenta criada pelo jornal Folha de São Paulo, em conjunto com o Datafolha neste ano eleitoral, permite consultar quais prefeituras do Brasil entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros.

O REM-F (Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha ) leva em contato o atendimento das prefeituras nas áreas de saúde, educação e saneamento, tendo como determinante no cálculo de eficiência da gestão a receita per capita de cada cidade.

O levantamento cobre 5.276 municípios, ou 95% do total, e se utiliza dos dados públicos mais recentes para uma base dessa dimensão. Para 292 cidades, não havia informações consistentes, e elas ficaram de fora.

A ferramenta parte de uma escala de 0 a 1, em que o pior município atinge 0,220 e o melhor, 0,769. O trabalho revela que apenas 163 municípios (3% do total) podem ser considerados “eficientes”. Outros 3.591 (68%) apresentam “alguma eficiência”, enquanto 1.450 (27,5%) apresentam “pouca eficiência”; e outros 72 (1,3%) são “ineficientes”

Foto: Reprodução

Compartilhe!

WhatsApp Telegram Twitter/X

 

Escreva um comentário

Seu comentário só será publicado se você preencher os campos marcados com *.